Monografia ED
Desde que o homem descobriu ou teve a necessidade de nadar grandes distâncias, ele assim o fez, seja para se locomover ou até mesmo por puro e eloqüente prazer.
O primeiro relato de uma travessia que sabemos, segundo Sodré (1993):
[...] ocorreu nos primórdios da humanidade, quando Leandro, que se dizia amigo de Poseidon, este filho de Netuno com uma mortal, atravessou o estreito de Helesponto, atualmente Dardanelos, para se encontrar com sua amada Heros, conforme a mitologia grega (p.23). E assim, com a natação cada vez mais se destacando, diversos atletas sentiram a necessidade de se libertar das raias e desejaram uma sensação que contrapõem as bordas e listras pretas ao fundo de uma piscina, sensação essa de liberdade e coragem, muita coragem. O que define a Natação em Águas Abertas?
Obviamente é uma competição de natação realizada em qualquer lugar exceto em uma piscina. Mas existe muito mais do que isso. Essas provas guardam ainda um pouco da "pureza" do esporte. Elas representam realmente a essência da natação, representam um desafio do homem contra a natureza, sem nenhum artifício ou equipamento especial. Por exemplo, não existem raias, blocos de saída, ou qualquer outro dispositivo "high tech" aos quais os nadadores de piscina estão tão acostumados. Roupas de borracha não são permitidas, somente maiôs ou sungas, toucas e óculos. Água aquecida? Nem pensar, resistência à água fria é uma das características desses nadadores.
O melhor de tudo neste tipo de evento é que todos cruzam a linha de chegada, vitoriosos, pois o grande desafio nem sempre é chegar na frente, e sim chegar. Isso é a Natação em Águas Abertas, provas realizadas em rios, mares, lagos. Os percursos dessas provas podem variar muito, desde nadar de um ponto a outro ou um circuito de voltas repetidas. As distâncias variam bastante também e essas provas podem levar horas para terminar. Os atletas devem lutar contra uma grande variedade de obstáculos: criaturas marinhas,