monografia de gest o
Gestão da produção, envolve planejamento, programação e controle. Estes procedimentos devem fazer parte de qualquer empresa na área industrial, principalmente com a competitividade acirrada que há devido a globalização vigente, fator este que pode ser notado nas industrias da madeira. Há anos os grandes produtores de madeira, no âmbito internacional usam tecnologias de ponta e trabalham com a gestão da produção, conseguindo assim serem competitivos frente a um mercado cada vez mais exigente.
A industria da madeira no Brasil, principalmente no norte de Mato Grosso e sul do Pará, está com uma defasagem muito grande nos pontos citados anteriormente. Causas disto, são faltas de investimentos em equipamentos modernos, técnicas de corte aprimoradas, estruturas de produção adequada e ausência de treinamento da mão de obra.
Há necessidade da industria da madeira nesta região se mobilizar para fazer frente a um futuro promissor, principalmente na próxima década, onde o Brasil virá a ser o centro das atenções mundiais em várias áreas da economia; e ao mesmo tempo deve se proteger das investidas das Organizações Não Governamentais-ONG’s, ligadas a causa do meio ambiente. Com isso podemos transformar essa ameaça em uma bandeira em favor da defesa do meio ambiente, através da implantação do ISO 14000 e gestões ambientais.
Existe uma resistência natural dos empresários do setor, no que tange as mudanças, principalmente quando se toca no assunto gestão administrativa, financeira ou de produção. A maioria deles provém de empresas familiares. Nos laços familiares, o empirismo reina, com isto existe esta negação a mudanças; a renovação.
O objetivo do trabalho foi fazer um estudo da gestão da produção, com enfoque no estoque e organização do trabalho, aliada a uma futura implantação de um sistema de custo e uma gestão ambiental.
O desenvolvimento do estudo foi dirigido através de pesquisa realizada em livros, artigos e periódicos especializados, todos nas