Monografia -Cidade linear
MACHADO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Bárbara
A CIDADE LINEAR - MADRI
ARTURO SORYA E MATA
SÃO PAULO
2012
BÁRBARA CAROLINE MÁXIMO DO NASCIMENTO
1
A CIDADE LINEAR - MADRI
ARTURO SORYA E MATA
Trabalho apresentado ao Curso de
Arquitetura e Urbanismo, do Centro universitário FIAM-FAAM, em atendimento a disciplina História e
Teoria da Arquitetura Urbana no século
X, professora Maria Luiza Zanatta de
Souza.
SÃO PAULO
2012
2
3
INTRODUÇÃO
O trabalho falará sobre a origem da cidade moderna e o arquiteto Arturo Sorya e
Mata. Aprofundando em uma de suas principais obras: A Cidade Linear.
A cidade linear é um modelo de cidade construído como bairro experimental na periferia de Madri,Espanha, entre 1894 e a década de 20, pela Companhia
Madrilenha de Urbanização. A noção de cidade linear foi utilizada no modernismo a partir do final da década de 20 e início da década de30 por alguns urbanistas comoNicolai Miliutin, Le Corbusier, Ernst May, Lucio CostaeKenzo Tange, entre outros. A cidade linear tem como característica mais marcante o desenvolvimento em linha; geralmente com uma via central que funciona como estrutura principal em torno da qual se desenvolvem ramos secundários. A interpretação da cidade linear varia segundo cada um dos autores. A cidade linear está ligada em muitos aspectos à questão do transporte e da crescente importância do sistema viário no planejamento da cidade, principalmente ao longo do século XX. Em sua concepção inicial, com Sorya e Mata, esteve ligada também ao movimento higienista.
A cidade original de Soria y Mata existe hoje - bastante modificada - como o bairro Ciudad Lineal na periferia de Madri. É um dos grandes modelos urbanos da primeira metade do século XX, junto com a cidade jardim.
4
Origens da Cidade Moderna: Urbanismo
A palavra urbanismo deriva-se dos estudos do engenheiro catalão Ildefonso
Cerdà, responsável