Monografia cidade de deus
2010
INTRODUÇÃO
Entre os muros da favela trata-se de um resumo e análise do filme “Cidade de Deus”, realizado por Fernando Meirelles com base do livro de Paulo Lins.
A história se passa na favela cujo nome é título do filme, para onde eram enviados todos os “indesejáveis” da sociedade carioca, tornando-se palco para as inúmeras histórias envolvidas por atos de violência e criminalidade.
O filme é narrado pelo próprio protagonista Buscapé, sendo ele um narrador onisciente pessoal, que através do discurso direto conta a história da Cidade de Deus, um conjunto habitacional para onde o governo dirigia todos aqueles que não possuíam residência, transformando o lugar de moradia do nosso protagonista, em uma verdadeira favela, sem asfalto, nem ao menos eletricidade, sendo esse o palco de toda a história.
Buscapé começa sua narrativa na década de 60, contando a história do Trio Ternura, formado por Cabeleira, Alicate e seu irmão Marreco, que estavam sempre acompanhados de dois meninos, Dadinho e Bené, irmão de Cabeleira. O Trio Ternura fazia pequenos furtos, como assaltos a caminhões de gás, gás esse que era roubado para ser distribuído na própria comunidade.
Dadinho, desde pequeno, se mostrava violento, e foi ele que deu a idéia ao grupo de assaltarem o Motel Miami. No dia programado, o Trio não deixou Dadinho participar, e o deixou do lado de fora do lugar com uma arma, para que este os avisasse caso chegasse alguém. Enquanto os três companheiros recolhem o dinheiro dos casais que estavam nos quartos, ouvem um tiro na vidraça, e fogem pensando ser o aviso de Dadinho. Quando saem do motel, não encontram o menino e partem sem ele. O fato estranho ocorre quando é verificado que no motel só restavam corpos, quando na verdade, o trio não chegou a matar ninguém.
Fugindo em alta velocidade, o trio bate o veículo em um bar, cujo dono Paraíba os denuncia. Os garotos