MONOGRAFIA CAPITULO I
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CARACTERÍSTICAS E INTERVENÇÕES
Neste capítulo, irei conceituar as dificuldades de aprendizagem e quais seus motivos. Conceituarei primeiramente, o que é aprendizagem. De acordo com vários estudos e pesquisas científicas das áreas da Educação, Psicologia Escolar, Desenvolvimento Psíquico e Cognitivo, dispõem entender o que é aprendizagem e quais são as suas particularidades.
Segundo Coelho (1999), a estimulação do ambiente sobre o indivíduo com maturidade resulta na aprendizagem, que se apresenta diante de uma situação-problema, sob a forma de uma mudança de comportamento em função da experiência, isto é, abrange os hábitos que formamos, os aspectos de nossa vida afetiva e a assimilação de valores culturais.
Para que a aprendizagem provoque uma real mudança de conduta e expanda cada vez mais as habilidades do aprendiz, é necessário que o mesmo perceba a relação do que está assimilando e sua vida.
A família é quem primeiramente propicia à criança orientações e direções no que diz respeito sobre experiências educacionais. Essas experiências se restringem num treino que, algumas vezes, é realizado no nível consciente, mas que, na maior da parte das vezes, acontecem quando os pais têm consciência de que estão tentando influir sobre o comportamento dos filhos. Este tipo de aprendizagem e ensino em diferentes níveis de consciências dá-se durante todo o tempo, dentro ou fora da escola. Os pais e professores estão sempre ensinando simultaneamente em diferentes níveis de consciência, e as crianças aprendendo em diferentes níveis. Na opinião de Coelho (1999), na escola, o professor deve estar sempre atento às etapas do desenvolvimento do aluno, colocando-se na posição de facilitador da aprendizagem e colocando o seu trabalho no respeito mútuo, na confiança e no afeto, ou seja, ele deverá estabelecer com seus alunos uma relação de ajuda, atento para as atitudes de quem ajuda e para a percepção de quem é ajudado.
De acordo com as