Monogastricos e ruminantes
Os ruminantes (latim científico: Ruminantia) são uma subordem de mamíferos artiodátilos, que inclui os veados, girafas, bovídeos e por vezes incluídos até mesmo os camelos, caracterizados pela presença de um estômago complexo, com três ou quatro câmaras, adaptado à ruminação.
Os ruminantes possuem vários compartimentos gástricos, por isso são também denominados de poligástricos. Os compartimentos nos ruminantes são quatro... rúmen, retículo, omaso e abomaso.
Ao contrário, os monogástricos possuem um só compartimento gástrico, o estômago, com uma capacidade de armazenamento pequena. As principais espécies de monogástricos são: o homem, aves, suínos, cães, gato, coelho, eqüinos, etc.
O termo ruminantes advém do fato destes animais ruminarem, isto é, depois de ingerirem rapidamente o alimento, entre os períodos de alimentação eles tornam a regurgitar o alimento para a boca, onde é de novo mastigado (ruminado) e deglutido.
Animais ruminantes: veados, girafas, bovídeos, ovinos, caprinos, cervo, búfalo, alce e cabra.
Diferença entre Alimentos Concentrados e Volumosos Os alimentos são classificados de acordo com a Associação Americana Oficial de Controle de Alimentos (AAFCO) e o Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA (NRC) e adaptada por F.B. MORRISON:
• Alimentos volumosos - são aqueles alimentos de baixo teor energético, com altos teores em fibra ou em água. Possuem menos de 60% de NDT e ou mais de 18% de fibra bruta (FB) e podem ser divididos em secos e úmidos. São os de mais baixo