mono
CURSO DE EDIFICAÇÕES
DISCIPLINA: TÉCNICAS CONSTRUTIVAS
ICARO BRUNO, DIOGO NOGUEIRA E MAKSON ALMEIDA
RELATÓRIO DE PESQUISA
LICITAÇÃO E CONCORRÊNCIA
SÃO LUÍS
2012
ICARO BRUNO
ICARO BRUNO, DIOGO NOGUEIRA E MAKSON ALMEIDA
RELATÓRIO DE PESQUISA
LICITAÇÃO E CONCORRÊNCIA
Relatório de Pesquisa apresentada à disciplina de Técnicas Construtivas do Curso de Técnico em Edificações – Instituto Florence de Ensino Técnico.
Orientador (a): Flavia Magalhães
SÃO LUIS
2012
INTRODUÇÃO
O presente modelo foi feito tendo como base pesquisas sobre os temas licitação e concorrência. O que aprendemos foi que a licitação foi introduzida no direito público brasileiro há mais de cento e quarenta anos, que regulamentava as arrematações dos serviços a cargo do então Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Após o advento de diversas outras leis que tratam de forma singela, do assunto, o procedimento licitatório veio à final, a ser consolidado, no âmbito federal, que organizou o Código de Contabilidade da União.
O Trabalho de Relatório de Pesquisa, e que, de alguma forma, resultará em benefício da turma e em futuras turmas, se preciso for, tornando-a mais inclusiva. sendo este feito em pesquisa na internet não sendo este escrito em total autoridade, pois há comentários de pessoas especializadas, mas não estes indebatíveis.
. Creio que tenha ajudado o que é realmente importante: a produção de conhecimento entre a equipe e a turma se assim preciso for.
Aspectos Históricos
" A licitação foi introduzida no direito público brasileiro há mais de cento e quarenta anos, pelo Decreto nº 2.926, de 14.05.1862, que regulamentava as arrematações dos serviços a cargo do então Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Após o advento de diversas outras leis que trataram, de forma singela, do assunto, o procedimento licitatório veio, a final, a ser consolidado, no âmbito federal, pelo Decreto