monmetro

670 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE POTIGUAR- UNP

MAIARA NATANNA
BRUNO
RIGSTER

RELATÓRIO DE LEITURA DE PRESSÃO EM TUDO EM U´

Mossoró – RN, Novembro - 2014 INTRODUÇÃO: O manômetro é um instrumento que serve para medir a pressão entre dois pontos em um fluido incompressível estático através da medida da diferença de elevação entre esses pontos. O primeiro manômetro foi inventado por Varignon, em 1705 e tinha como objetivo medir a pressão dos gases em locais fechados.
O tipo mais simples é o manómetro de tubo em U ou manómetro de pressão, que é constituído por um tubo de vidro que dobrado tem a forma de U. Para medir a pressão é ligada uma das extremidades do tubo em U e a outra permanece aberta para a atmosfera.
A diferença entre as pressões é proporcional à diferença do nível do líquido, em que a constante de proporcionalidade é a massa volumétrica do fluido. O manômetro em tubo de U é utilizado quando a pressão a ser medida tem um valor grande ou muito pequeno, sendo necessário o uso de líquidos manométricos, como óleo, água, mercúrio, dentre outros, que permitam reduzir ou ampliar as alturas da coluna líquida. Um manômetro de coluna líquida em forma de U é feito de um tubo de vidro em forma de U, aberto em ambos os lados e contendo um líquido (chamado líquido manométrico nesta aplicação). O tipo mais simples usa o mercúrio. Como o líquido é muito mais denso que o ar, a densidade deste pode ser desprezada na análise. A pressão P do outro lado fará o líquido subir no tubo de uma altura h. Medindo-se h, obtém-se P através da fórmula:
P= PO+ρ.g.h

Manômetro em tubo de U
Onde:
P = pressão final
P0 = pressão inicial ρ: massa específica do líquido

Relacionados

  • ANÁLISE DA CONTAMINAÇÃO FÍSICA POR PÊLOS DURANTE O ABATE BOVINO EM UM FRIGORÍFICO
    96506 palavras | 387 páginas