Monitoriza O Hemodinamica 1
Pode ser feito de uma unidade para outra
(intra), ou de hospital para outro (extra), esse último deve ser acompanhado de no mínimo 2 profissionais, técnico ou enfermeiro e sempre um médico.
INTRA- HOSPITALAR
EXTRA- HOSPITALAR
A Monitorização Hemodinâmica é compreendida por parâmetros capturados através de aparelhos conectados aos pacientes, permitindo a avaliação e acompanhamento dos dados vitais. Pode ser invasivos e não invasivos.
INVASIVA
E
NÃO INVASIVA
MONITORAÇÃO
VANTAGENS
DESVANTAGENS
NÃO
INVASIVA
Indolor e obtenção rápida das variáveis fisiológicas; Menor custo;
Fácil operacionalidade;
Risco quase zero de infecção Podem causar certo desconforto; Dermatites de contato;
Sofrem intercorrências externas e necessidade de exames complementares. INVASIVA
Melhor acurácia;
Possibilidades de maior intervenção médicas e farmacológicas. Maior risco de:
infecção;
iatrogênia;
Complexidade
operacional;
Tempo na instalação e auto custo.
Inicia no átrio direito passando para o ventrículo direito através tronco pulmonar onde levará sangue rico em CO2 para ser oxigenado nos pulmões. Ao sair do coração o tronco pulmonar se bifurca dando origem à duas artérias “as pulmonares”
(direita e esquerda), que levaram sangue para seus respectivos pulmões;
Chegando nos pulmões essa artéria se ramifica e forma diminutos vasos
“os capilares” que ao nível dos alvéolos penetram profundamente onde ocorre a hematose, “trocas gasosas” entra CO2 e sai O2;
Ao sair esses capilares se juntam formando veias e essas por sua vez se juntam e formam 4 grande veias, “ as veias pulmonares” 2 para cada pulmão que agora com sangue rico em O2 desemboca no átrio esquerdo seguido para ventrículo esquerdo.
Inicia-se no ventrículo esquerdo através da artéria Aorta a maior do corpo humano com sangue rico em O2 para oxigenar todos os tecidos do nosso corpo. Ao chegar nos tecidos essa