Monitores de vídeo
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
1° Período Noturno
Discentes: Adão Dias
Aline Marques
Douglas Antunes
Handerson Felipe
Jackson Ramon
Thiago Chaves
Wagraton Queiroz
MONITOR DE VÍDEO
Trabalho apresentado como requisito de avaliação da disciplina: Introdução à Computação Ministrada pelo docente: Richard Wagner Abreu Silva
Montes Claros - MG
Junho/2012
Monitores de vídeo
Introdução:
Por necessidade e comodidade se faz necessária a utilização de recursos gráficos em se tratando de ambientes computacionais de modo a possibilitar uma melhor e mais fácil comunicação do usuário com a máquina. Atualmente se torna indispensável a utilização dos monitores de vídeo para se fazer esta comunicação. Grandes, pequenos, monocromáticos, coloridos, alta definição ou que fazem a imagem sair da tela, independente da tecnologia eles estão intimamente ligados a nossa visão e manuseio dos dados computacionais e daí se têm sua importância em serem estudados e entendidos.
Conceito e finalidade:
É um dispositivo de saída que possibilita a comunicação entre o microcomputador e o usuário, possibilitando, a este, visualizar as informações processadas.
Histórico e evolução:
Com a criação dos primeiros computadores analógicos e com o aumento dos problemas da modernidade, que poderiam ser traduzidos e resolvidos pelo universo binário, com isso foi necessária à utilização de uma nova forma de interação entre o homem e a máquina: A interface gráfica.
No final da década de 70 surgiu o monitor CRT (tubo) de fósforo verde com resolução máxima de 720 x 350 pixels, esses monitores sofriam com o chamado “efeito fantasma”. Esse efeito era percebido quando os caracteres de texto eram trocados rapidamente ou quando havia rolagem na tela.
Em 1981 foi lançado o monitor Padrão CGA (primeira placa