Monitoração de redes com Nagios
SEGURAS 802.1X
Derlei Edson de Faria, Luis Francisco da Silva
Curso de Especialização em Redes e Segurança de Sistemas
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Curitiba, fevereiro de 2013
Resumo
Hoje em dia, é de extrema importância que um gerente de TI possua uma forma de monitorar e controlar componentes da infraestrutura de rede. Para que isso seja possível é necessário um software de gerenciamento capaz de monitorar e controlar qualquer componente gerenciável, como serviços, roteadores e comutadores, entre outros. O Nagios é uma das ferramentas que tornam possível esse tipo de monitoramento. Um dos grandes desafios das áreas de TI, é manter a LAN segura contra intrusos indesejáveis, principalmente, em pontos isolados da rede cabeada dentro de uma empresa, para isso, é possível habilitar nos ativos de rede a autenticação baseada em porta por meio do protocolo 802.1x, limitando o acesso à rede apenas à pessoas autorizadas. Baseando-se nestes pontos e na possibilidade de se agregar funcionalidades ao Nagios por meio do desenvolvimento de plugins, pensou-se em facilitar a monitoração da utilização do 802.1x com a geração de alertas customizados na interface do Nagios.
1 Introdução
Com a evolução e o crescimento das redes locais (LAN – Local Area Network), é de extrema importância manter a LAN segura contra intrusos indesejáveis, principalmente, em pontos isolados da rede cabeada dentro de uma empresa., como salas de reunião, salas de espera e áreas de comum acesso.
Para prevenir e ao mesmo tempo possibilitar acesso aos usuários da rede local, é possível habilitar nos ativos de rede a autenticação baseada em porta por meio do protocolo 802.1x. Contudo, além da proteção, é extremamente importante que seja possível monitorar e gerenciar todos os ativos de rede envolvidos neste processo de forma correta, prevenindo assim possíveis intrusos.
Por meio do estudo da ferramenta Nagios, pretende-se gerenciar redes que já