monitoramento do desempenho ambiental
Introdução
Os impactos ambientais decorrentes da utilização de recursos naturais são tratados no nível de definições dos projetos de unidade de produção ou quando das definições de engenharia com base na política da empresa de buscar tecnologia de comprovada eficiência/rendimento no aproveitamento destes recursos.
A falta de registros de monitoramento na empresa, no que tange às entradas e saídas de insumos, do consumo de água, de matérias primas, de energia, de geração de efluentes e resíduos, por exemplo, também dificulta a implantação de medidas que poderiam melhorar o desempenho ambiental das mesmas. A ausência de informações, desta natureza, contribui para conhecimentos precários sobre os custos ambientais, alimentando a visão distorcida de que investimentos em medidas de proteção não significam ganhos, mas sim em aumento de custos operacionais e redução de competitividade.
O planejamento de ações, baseado em critérios técnicos e ambientais, contribui para a implantação de medidas mais efetivas, no que diz respeito à melhoria da qualidade ambiental, A empresa define e pratica uma política integrada das atividades de segurança, saúde ocupacional e meio ambiente segundo visão sistêmica, incluída no Sistema Integrado de Gestão.
Quanto à realização do ciclo de planejamento estratégico e melhoria Continua do Sistema Integrado de Gestão ocorreu a definição dos objetivos estratégicos que levariam ao alcance da visão estabelecida pelas normas internas que é de fundamental importância à correta identificação dos aspectos ambientais e seus impactos, assim como a avaliação e ações decorrentes.
Para garantir o melhoramento ambiental contínuo, as principais etapas podem ser resumidas da seguinte forma:
1 - Planejamento: Identificação das ações necessárias para atingir os objetivos. Desenvolvimento de programas para suplementar a política, atingir objetivos e metas (Plano de Ação).
2 - Organização e Comunicação: