Monitoramento de processos
Processo – seqüência planejada e repetitiva de etapas e atividades através da qual um produto ou serviço claramente definido é realizado e entregue (para clientes internos ou externos).
Processos principais – processos essenciais para o desempenho competitivo da organização em todos os níveis (estratégico, tático e operacional), bem como para o alcance das metas estabelecidas.
Produto – resultado das atividades ou processos (NBR ISO 8402). Considerar que:
. o termo produto pode incluir serviço, materiais e equipamentos, materiais processados, informações ou uma combinação desses elementos;
. um produto pode ser tangível (como montagens ou materiais processados) ou intangível (por exemplo, conhecimento ou conceitos), ou uma combinação dos dois;
. um produto pode ser intencional (por exemplo, oferta dos clientes), ou não intencional (por exemplo, um poluente ou efeitos indesejáveis) (PNQ/98).
Indicadores de Desempenho (ID’s) – características mensuráveis de produtos, serviços, processos, sistemas e operações utilizados pela organização para avaliar e melhorar o desempenho e acompanhar o progresso. Um sistema de indicadores vinculados aos requisitos dos clientes e ao desempenho da organização, representa uma base clara e objetiva para alinhar todas as atividades e processos em direção a metas comuns. Os sistemas de indicadores de desempenho devem ser estabelecidos de acordo com objetivos e metas definidos. São voltados para o seu acompanhamento e controle, devendo tanto medir macro-efeitos como efeitos localizados.
Como ferramenta de planejamento e controle os ID’s são utilizados nos diversos níveis funcionais (ou hierárquicos) da organização.
Por exemplo, no planejamento estratégico da organização os ID’s devem medir macro-efeitos no nível corporativo.
Já no planejamento operacional eles relatam resultados localizados.
Seguindo, portanto, os níveis de responsabilidades funcionais (ou hierárquicos) das