Monge e o executivo
Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é – Margaret Thatcher O autor preocupa-se com as definições de poder, autoridade e limites, fazendo com que o grupo que está trabalhando com Simeão, personagem criado pelo autor para ser responsável pela aventura de rever conceitos em cinco outros personagens, construa, a partir do diálogo, suas próprias apreensões sobre o tema. Ouvir, estar atento ao que passa é um dos aspectos principais do líder, além dos aspectos morais e éticos
Ao exercício da liderança é preciso tomar decisões pessoais e aplicar princípios, pois existe uma diferença entre liderança e gerencia: Na liderança o líder lidera pessoas enquanto na gerencia o gerente gerencia coisas.
O líder influencia o outro faz com que a energia se mova e que com a sinergia o encontro entre pessoa aconteça de fato. Para o autor, é a qualidade de caráter de cada pessoa que faz a importância dos relacionamentos, pois ao trabalhar com pessoas o que deve ser objetivado é a tarefa a ser realizada sem desprezar os relacionamentos. Neste sentido, liderança é executar as tarefas enquanto se constrói em relacionamentos, que sejam trabalhadas como princípios de qualidade e caráter e os comportamentos habituais sejam escolhidos num esforço de relacionamento que, para ser bem sucedido, é obtido a partir da confiança.
Capitulo dois O velho paradigma
Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde começou – Antigo Provérbio chinês A discussão perpassa, inicialmente, sobre a importância de sermos bons ouvintes, mostrando-nos que interromper as pessoas no meio da frase é enviar algumas mensagens negativas, o que demonstra que estamos com a cabeça ocupada com a resposta, mesmo sem prestar atenção no que o outro diz. O autor chama a nossa atenção para o fato de que se não se ouve realmente, não se valoriza a opinião alheia.
Ressalta que os sentimentos de