Monarquia a República - Emilia
Cássio Marcelo Sobrinho de Souza
Resenha História do Brasil II
Belém
2014
Cássio Marcelo Sobrinho de Souza
Resenha História do Brasil II
Resenha apresentada como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina de História do Brasil II, pelo curso de licenciatura em História na Faculdade Integrada Brasil Amazônia, ministrada pelo professor Raimundo Diniz.
Belém
2014
Neste capítulo a autora inicia destacando sobre a força que se da para a proclamação da república foram os mesmos que abalaram o fim do segundo reinado, fala sobre o modelo de abordagem histórica realizado no período ( enfoque nos personagens ),e destaca o ano de 1930 como o novo período da vida política do país com novas perspectivas e novos olhares para com o passado.
O revisionismo na historiografia da República se da com o desenvolvimento das análises de história econômica, ofereceram novas interpretações ao movimento de 1889 e atribuíram a incapacidade de resolução dos problemas nacionais do regime monárquico o principal passo para a proclamação.
Não se pode deixar de citar que durante o revisionismo que se passa a analisar como primeiro plano a sociedade e como segundo plano os ‘personagens’ que eram tidos como principais até então, com isto, houveram alguns reparos na historiografia.
Os reparos citados anteriormente são citados em tópicos pela autora, iniciando pela abolição e república: entre pensamentos em torno da queda do trono ou que houvesse a necessidade da abolição para salvar o trono, descontentamento dos fazendeiros e etc. A realidade é que a abolição apenas afirmou o sepultamento na estrutura colonial, tornando-a apenas resultantes da mesma causa (citados no segundo parágrafo).
A questão religiosa em relação a religiosidade da princesa Isabel e a proclamação da república, a superestimação do partido republicano e a sua participação na proclamação, O