Mona lisa
MONA LISA
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO SEMESTRE: 1º DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ARTE PROFESSORA: CLAUDETE BOFF
ANAJARA LEILANE DA COSTA TOLOMINI CRISTINE KRIEGER FAGUNDES
DIONATAN KRUPP LUCIANA PORSCH
SANTO ÂNGELO, 21 DE MARÇO DE 2012. INTRODUÇÃO
A obra artística Mona Lisa, também conhecida como Gioconda, foi escolhida como tema do presente trabalho, por se tratar de uma das pinturas mais conhecidas, comentadas e disseminadas mundialmente. Desde a sua criação, pelo artista renascentista Leonardo da Vinci, há mais de 500 anos, é considerada uma obra fantástica, na qual foi retratada inúmeras técnicas e detalhismos artísticos. Leonardo da Vinci, considerado um gênio e um dos maiores pintores de todos os tempos, retrata com perfeição Mona Lisa, sua principal obra, onde demonstra traços de uma mulher com semblante misterioso e enigmático, que eleva a curiosidade do público, até os dias atuais.
Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci foi um dos mais importantes artistas do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático, músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.
Biografia
Leonardo da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi em Anchiano, enquanto para outros, foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.
Leonardo da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), na cidade de Florença. Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a