momento
Verificar qualitativamente e quantitativamente a conservação da energia mecânica na esfera de forma experimental, observando a altura mínima de abandono para que a esfera complete o loop e observando a velocidade final da esfera.
Verificar também a conservação do momento linear das esferas, calculando as velocidades das esferas antes e depois do choque ocasionado pelo lançamento, e medindo o alcance maximo das esferas. Atestar se houve a conservação do momento linear.
Introdução
A energia mecânica de um sistema é a soma das energias potencial do sistema e energia cinética do sistema, representada pela formula E mec = K + U. A consevação dessa energia é dada pela relação da energia cinética (K = 1/2mv²) que é associada ao estado de movimento de um objeto e a energia potencial gravitacional (U = mgh), que é relacionada a altura da partícula e o seu referencial de medição. Durante qualquer procedimento, a energia inicial e final de um sistema
a transformação
Ao iniciar o movimento partindo de um ponto onde a energia cinética é zero e analisar a variação da energia potencial gravitacional em relação ao seu referencial de partida, uma altura h no eixo y, observa-se que a perda de energia potencial gravitacional é exatamente igual ao aumento da energia cinética. Num sistema conservativo, ao completar o movimento, a energia final será igual a energia inicial do sistema.
“ O movimento de um projétil em vôo livre é estudado em termo de componentes cartesianos, pois sua aceleração mantem-se na posição vertical.” Hiebbler
Procedimento
O relatorio a seguir trata de aplicação experimental dos conceitos da conservação da energia mecânica e do momento linear, o experimento foi desenvolvido liberando uma esfera de massa conhecida, de uma altura determinada e observando seu comportamento durante a trajetoria.