Momento fletor e força cortante
Conceito de Viga
Denomina-se viga a estrutura formada por uma barra, submetida a carregamentos contidos no plano da estrutura.
Tipos de Apoio
Apoio articulado fixo – Não permite deslocamento em nenhuma direção, permitindo entretanto um momento da viga em relação ao apoio. Neste tipo de apoio existem três variáveis indeterminadas (Forças em x, y e z).
Apoio articulado móvel – Permite deslocamento em uma direção e um momento da viga em relação ao apoio. Neste tipo de apoio existem duas variáveis indeterminadas (Forças em x e y).
Engaste perfeito – Não permite deslocamento em nenhuma direção e nem rotação da viga em relação ao apoio. Neste tipo de apoio existem duas variáveis indeterminadas (Força em y e momento).
TIPOS DE CARREGAMENTO
Carga aplicada - Força aplicada num ponto da viga.
Carga distribuída - Força distribuída num determinado comprimento da viga. É fornecida em N/m (Força por comprimento)
Momento aplicado - Momento aplicado em um determinado ponto da viga. Não tem origem em forças aplicadas.
Tipos de Viga com Solução Baseada nas Equações da Estática
Viga em balanço – Viga apoiada em apenas uma das extremidades por um apoio do tipo engaste.
Viga simples – Viga apoiada em uma das extremidades por uma apoio articulado fixo e na outra por um apoio articulado móvel.
Viga simples com balanços – Viga simples que se prolonga além de um ou dos dois apoios.
ESFORÇOS INTERNOS
Esforços internos em uma estrutura caracterizam as ligações internas de tensões, isto é, esforços internos são integrais de tensões ao longo de uma seção transversal de uma barra. Esforços internos representam o efeito de forças e momentos entre duas porções de uma estrutura reticulada resultantes de um corte em uma seção transversal.
Os esforços internos correspondentes de cada lado da seção seccionada são iguais e contrários, pois correspondem uma ação e a reação correspondente.