Momento de inércia
O momento de inércia estudado na física mede basicamente a distribuição da massa de um corpo em torno de um eixo de rotação. Quanto maior o momento de inércia de um corpo, mais difícil será fazê-lo girar.
Em Mecânica, o momento de inércia mede a distribuição da massa de um corpo em torno de um eixo de rotação.Quanto maior for o momento de inércia de um corpo, mais difícil será fazê-lo girar. Contribui mais para a elevação do momento de inércia a porção de massa que está afastada do eixo de giro. Um eixo girante fino e comprido, com a mesma massa de um disco que gira em relação ao seu centro, terá um momento de inércia menor que este. Sua unidade de medida, no SI, é quilograma vezes metro ao quadrado (kg·m²).
Ao analisarmos a distribuição de forças ou tensões em elementos estruturais, como vigas e seções transversais, é comum encontramos um tipo de integral que relaciona o quadrado da posição com o elemento de área. Essa integral é chamada Momento de Inércia ou Momento de Segunda Ordem, tal que o momento de inércia tem usos na análise estrutural, mecânica dos fluidos entre outros.
Por definição, o momento de inércia de uma partícula de massa e que gira em torno de um eixo, a uma distância dele, é
Se um corpo é constituído de massas pontuais (partículas), seu momento de inércia total é igual à soma dos momentos de inércia de cada massa:
onde é a massa de cada partícula, e é a sua distância ao eixo de