Momento De Inercia
INTRODUÇÃO
O movimento de rotação e translação combinados — chamado de rolamento — é muito comum no dia-a-dia; as rodas dos veículos, por exemplo, rodam — movimento de rotação — , ao mesmo tempo que se deslocam para frente ou para trás — movimento de translação.
Pode-se mostrar que objetos com distribuição de massa com simetria cilíndrica ou esférica têm o momento de inércia dado pela expressão
I MR 2 ,
(1)
em que é M é a massa, R seu o e é um parâmetro que depende apenas da simetria de distribuição de massa do objeto, sendo igual a 2/5 para uma esfera, a 1/2 para um cilindro e a 1 para um aro.
Considere a situação de um objeto de seção circular que desce uma rampa, rolando sem deslizar, como ilustrado na Fig. 1.
x
Figura 1 - Um objeto de seção circular desce um plano inclinado.
Utilizando a equação de conservação da energia mecânica mostre que, se o objeto é colocado para rolar a partir do repouso, o módulo v de sua velocidade, após percorrer uma distância x , medida a partir do ponto de que o objeto foi solto, será dada por
v2
2 g sen x, 1
(2)
em que g é a aceleração da gravidade. Note que, nessa expressão, a velocidade com que um corpo de seção circular atinge o final da rampa não depende de sua massa ou raio, mas apenas da maneira como essa massa é distribuída () em torno de um eixo central, que passa pelo centro de massa.
PARTE EXPERIMENTAL
Objetivo
Determinar, experimentalmente, o parâmetro para um aro, ou cilindro, e para uma esfera.
Material utilizado
Rampa de comprimento l (~1,5m) com suporte para elevação de um dos lados; esfera e aro, ou cilindro; trena; cronômetro, preferencialmente com dispositivo automático para marcar início e fim de movimento.
Procedimentos
Eleve uma das extremidades da rampa de forma que ela faça um ângulo de cerca de 5o com a horizontal. Especifique o ângulo escolhido.
Antes de iniciar as medidas, familiarize-se com a medição de tempo, especialmente se o