Momad abdul
15522 palavras
63 páginas
Betão ArmadoLAJES FUNGIFORMES l l p.x
b.x
zona maciça banda maciça
l p.y
l b.y
lx
zona maciça: 0.3 < l p/ l < 0.5 banda maciça: 0 < l b / l < 0.25
série ESTRUTURAS
joão guerra martins
2.ª edição / 2009
Lajes Fungiformes em Betão Armado
1
INTRODUÇÃO
1.1 TEMA
O presente trabalho tem como tema de desenvolvimento o estudo das lajes fungiformes.
1.2 OBJECTIVOS
Visa-se, principalmente, efectuar o estudo das várias questões inerentes ao projecto das lajes fungiformes. Pretende-se, assim, estudar:
•
Os métodos e modelos de análise;
•
O dimensionamento;
•
As disposições construtivas e a pormenorização de armaduras.
Com recurso aos instrumentos regulamentares e normativos aplicáveis.
1.3 ORGANIZAÇÃO
Após este primeiro capítulo, dedicado à indicação do tema e sua justificação, onde se indicam os objectivos genéricos a atingir, bem como a distribuição dos assuntos tratados, pelos vários capítulos, sua organização e limitações inerentes e impostas, desenvolve-se a monografia, propriamente dita, distribuída por três capítulos temáticos.
Os três capítulos temáticos mencionados, distribuem-se desde o 2.º ao 4.º, inclusive, abordando, cada um, os seguintes aspectos:
–
Capítulo n.º 2: é dada uma panorâmica das várias definições utilizáveis para as lajes, descrevendo-se os vários tipos usualmente empregues, sendo também feita uma apresentação de alguns dos critérios mais influentes na escolha do tipo a adoptar. É ainda realizada uma apresentação, muito sucinta, dos documentos normativos e/ou regulamentares actualmente em vigor e aplicáveis;
–
Capítulo n.º 3: destinado ao desenvolvimento das questões relacionadas com a análise das lajes fungiformes, passando por uma leve abordagem da qualificação das acções e dos critérios gerais que, segundo os vários documentos normativos, se propõe para a verificação da segurança. São descritos, ainda, os tipos de lajes fungiformes e feito o estudo da concepção e pré1
Lajes Fungiformes em Betão Armado
dimensionamento