moluscos
Os moluscos são animais que possuem o tubo digestivo completo. São protostômios, ou seja, durante o desenvolvimento embrionário originam primeiro a boca e depois o ânus.
Possuem uma estrutura que serve para ralar ou raspar os alimentos, denominada rádula. A digestão ocorre quase que totalmente no interior do tubo digestivo (digestão extracelular), mas algumas macromoléculas só terminam a sua fragmentação dentro das células do epitélio intestinal (digestão intracelular). Os bivalves apresentam um estilete cristalino que libera enzimas digestivas, colaborando assim, com o processo de digestão.
Apresentam também, hábitos alimentares variados, sendo resumidos em três grupos: Herbívoros, predadores e filtradores.
Nos herbívoros e predadores, a boca apresenta uma estrutura chamada rádula: uma espécie de língua com pequenos dentes de quitina, que servem como um tipo de ralador de alimentos.
Os herbívoros aquáticos geralmente se alimentam de algas que ficam presas às rochas ou outros pequenos organismos, já os terrestres em sua maioria, se alimentam de pequenas plantas, como gramíneas, ou de partes, como folhas e flores, de plantas de maior porte. Ex: caracol, caramujo, lesma do mar, etc... Os carnívoros se alimentam de animais de porte considerável, como ouriços, estrelas-do-mar e até mesmo outros moluscos. Ex.: lula
Os filtradores não possuem rádula, retiram pequenas partículas orgânicas diretamente da água através das brânquias ciliadas.
Circulação
Apresenta sistema circulatório, formado pelo coração e vasos arteriais e venosos. A maioria dos moluscos tem sistema circulatório aberto ou lacunar. O sangue é bombeado pelo coração até lacunas ou hemoceles , pelas artérias. No caso de moluscos como polvos e lulas, por estarem em constante locomoção, seus sistemas são fechados: as trocas de gases e nutrientes entre o sangue e as células acontecem pelos capilares. A circulação é simples, não há mistura de sangue, apenas o