molokai
Damião de Molokai, Padre Damião, formalmente Jozef de Veuster, SS.CC. (Tremeloo, Bélgica, 3 de janeiro de 1840 – Molokai, Havaí, Estados Unidos, 15 de abril de 1889) foi um missionário católico belga da Congregação dos Sagrados Corações, venerado especialmente pelos habitantes do arquipélago do Havaí e pela cristandade em geral por ter dedicado a sua vida ao cuidado dos leprosos de Molokai, no reino do Havaí.
Para os católicos, o Padre Damião é o patrono espiritual dos leprosos e marginalizados, incluindo os doentes de SIDA, e também do Estado do Havaí. A sua festividade é celebrada no dia 15 de abril no Havaí, mas o dia de festa da Igreja Católica é o dia 10 de maio. Foi beatificado em 1995 pelo papa João Paulo II e canonizado em 11 de outubro de 2009 pelo papa Bento XVI.
Em 1 de dezembro de 2005 o Padre Damião foi eleito o maior belga de todos os tempos numa votação organizada pela televisão aberta flamenga (VRT).
Damião nasceu em Tremeloo, Bélgica, numa família numerosa da região flamenga. Estudou num colégio religioso, e entrou no noviciado da Congregação dos Sagrados Corações em Lovaina, adotando o nome de Damião nos seus primeiros votos. Seguindo os passos do seu irmão Augusto, que tomou o nome de Irmão Panfilo, Damião converteu-se em Irmão Picpus em 7 de outubro de 1860. O seu irmão Augusto não pôde realizar o seu sonho de viajar pelos mares para participar ativamente nos trabalhos missionários. Damião tomou o sonho do seu irmão como se fosse seu e aventurou-se nos percursos de missão.
Missão no Havaí
Em 19 de março de 1864 chegou ao porto de Honolulu como missionário. Nessa cidade foi ordenado sacerdote, em 24 de março de 1864, na Catedral de Nossa Senhora da Paz, uma igreja estabelecida pela sua Ordem Religiosa. Trabalhou em várias paróquias na ilha de Oahu no tempo em que o reino sofria uma crise sanitária.
Os nativos havaianos viram-se atingidos por enfermidades que inadvertidamente tinham trazido os comerciantes que