Molho de Pimenta
Produção de Molho de Pimenta
Como nos demais segmentos produtivos, a fabricação de especiarias, molhos, temperos e condimentos se valem de uma rede de fornecedores de produtos, insumos e serviços, que proporciona os elementos exigidos ao bom desenvolvimento da atividade. Enquadram-se nesta categoria, os produtores de ervas, pimentas, raízes, tubérculos, frutas e castanhas os fornecedores de embalagens, os fornecedores de sal e vinagre, os grandes importadores de matéria-prima, a indústria de máquinas, implementos e instrumentos de emprego no segmento, as instituições de pesquisa e assistência técnica, enfim, todos os que contribuem para o provimento das necessidades do empreendimento ao longo de sua cadeia produtiva.
Aspectos legais
Uma das questões que deve ser levada em consideração quando os agricultores passam a transformar sua produção com vista ao mercado formal, são aspectos legais que virão incidir sobre o processo. A agroindústria familiar Rural devera se enquadrar nas normas estabelecidas pela legislação: Tributária/ fiscal, Ambiental e Sanitária.
Legalização tributaria / fiscal
Esta relacionada ao instrumento legal, utilizado para comercialização de alimentos prontos para o consumo e consequentemente a arrecadação de tributos. A mesma refere-se ao registro do empreendimento junto aos órgãos da receita Estadual e Federal. Para que a agroindústria possa comercializar seus produtos necessita ter nota fiscal.
.
Legalização Ambiental
A regularização ambiental de um empreendimento é um requisito legal que deve ser cumprido por pessoas físicas e/ou jurídicas sempre que pretenderem iniciar ou já tiverem iniciado uma atividade que, sob qualquer forma, utilize quaisquer recursos naturais, como é o caso das agroindústrias ou mesmo os diversos tipos de empreendimentos agroextrativistas. Este procedimento consiste na adequação estrutural, funcional e organizativa do empreendimento, de modo a