molecular
Apesar de, atualmente, os métodos convencionais predominarem na maioria dos laboratórios de diagnósticos de rotina, estes apresentam diversas limitações de ordem técnica, como por exemplo, a dificuldade ou mesmo a impossibilidade de crescimento em cultura de muitos organismos. Nas últimas décadas, os avanços tecnológicos propiciados pela biologia molecular e pela genética que até então, só eram empregados em pesquisa, começaram a ser utilizados na prática clínica através do desenvolvimento de várias técnicas baseadas, principalmente, na análise de ácidos nucleicos. As vantagens dos métodos moleculares frente aos métodos convencionais têm favorecido não somente o diagnóstico de patologias e infecções que acometem o homem como também os animais.
Diversas técnicas de biologia molecular estão hoje disponíveis para a detecção de variabilidade genética ao nível de sequência de DNA, ou seja, para a detecção de polimorfismo genético. Estas técnicas permitem a obtenção de um número virtualmente ilimitado de marcadores moleculares cobrindo todo o genoma do organismo. Tais marcadores podem ser utilizados para as mais diversas aplicações.
O desenvolvimento tecnológico na área de marcadores moleculares tem sido fascinante e extremamente rápido. A tecnologia de DNA recombinante e o desenvolvimento da amplificação dos segmentos de DNA via PCR (“Polymerase Chain Reaction”), abriram o caminho para uma mudança no paradigma genético básico: da inferência do genótipo a partir do fenótipo, onde Mendel foi o pioneiro, para a análise genética direta da variação na sequência de DNA. Tecnologias de análises moleculares mais acessíveis e eficientes estão constantemente sendo aprimoradas. Métodos estatísticos acompanham este desenvolvimento, e têm permitido a manipulação de enormes quantidades de dados.
HIV
Método: PCR em Tempo Real
Opções de Materiais:
- COBAS® AMPLICOR Analyzer - Roche
“É um Sistema Automatizado de PCR: O primeiro sistema de bancada para