Moldes - extração
Extração
A extração é um processo que ocorre no intervalo entre a abertura e o fecho do molde, actuado pela máquina de moldação por injeção. Este processo é necessário devido à contração, consequente adesão e contra-saídas onde a peça tende a ficar presa no molde (macho) e são necessárias soluções especificas para a extrair.
Este sistema requer assim um projeto próprio sendo mais ou menos complexo em funçao da própria complexidade da peça que se pretende produzir (elevada força de extraçao, rigidez ou contração, etc).
O sistema de extração pode ser actuado pela maquina de injeção (KO), ou actuado autonomamente por um sistema hidráulico (óleo) ou até mesmo um sistema de extração pneumático (ar). (video)
Este sistema pode ser constituidos por vários acessórios: * Placa dos extractores – posiciona os extratores e promove o seu acionamento. * Suportes – utilizados para diminuir a flexão do macho e para reforçar o sistema pois vamos trabalhar com elevadas pressões no ciclo de injeção. * Casquilhos e guias de extração – servem para guiar o movimento e das placas dos extratores. * Botões de encosto – separão a placa extratora da placa de aperto da extração. * Extratores (ex. Pinos) – desmoldam diretamente a peça. Este contacto nao pode ser prejudicial à estetica da peça e em regra geral a area de contacto deve ser tao grande quanto possivel para distribuir igualmente a força sobre a peça. * Pernos de retorno – geralmente são utilizados 4 e promovem o recuo da placa extratora garantindo que os extratores estejam na posição correta antes do inicio da próxima injeção. Geralmente sao iguais aos extratores (ex: pinos) mas de maior diametro. * Parafusos – unem os componentes a placa extratora.
(imagem para demonstrar em legenda)
Tipos de extração
Extração simples – utilizada em peças que nao apresentão contrasaidas. Neste caso