Moldagem processo CO2
Dentre os processos de fabricação, a fundição se destaca por permitir a produção de peças com grande variedade de formas e tamanhos (ex.: sinos, âncoras, tubulações, implantes ortopédicos, bloco de motor, miniaturas); peças de extrema responsabilidade como as que se destinam à industria aeronáutica e aeroespacial e peças banais (bueiros, bancos de jardim). A produção pode ser unitária (jóias, implantes e peças artísticas) ou seriada, voltada principalmente para as indústrias mecânica e automobilística. É lógico que toda essa variedade é obtida não com um único processo e sim escolhendo-se - dentre os processos disponíveis - o que melhor se adapta às exigências do cliente e produz a encomenda com o mínimo custo dentro do prazo estipulado.
Entre os varios processos de fundição em areia, neste trabalho vamos citar em especifico a modelagem pelo processo CO2, na modelagem em questão é realizada com areia contendo silicato de sódio como aglomerante é em seguida submetido a uma gasagem com CO2.
MODELAGEM PELO PROCESSO CO2
Sistema para baixa produção, viavelmente utilizado para peças de qualquer dimensão e que exija um processo de moldagem mais complexo com melhor acabamento sendo superior a moldagem em areia verde.
Desenvolvido na Europa, este processo tem uma boa aceitação na confecção de moldes e machos em varias aplicaçoes, para tanto é utilizada uma mistura de areia convencional aglomerada com silicato de sódio, a base de silicato de sodio no teor pode variar de 2,5 a 6%. Após compactar o molde ou encher a caixa de macho, estes são submetidos a passagem do gás CO2 por um curto periodo de tempo, entre 0,5 a 1minunto. A reação do silicato de sódio com o CO2 produz sílica-gel, carbonato de sódio e água, como e mostrado na equação.
Na2SiO3 + CO2+H2O ----> Na2CO3 + SiO2 + H20
O endurecimento é em curto tempo, dispensa-se o tratamento em estufa, obtendo-se resistência e durezas elevadas. Após este período, o molde ou o macho fica suficientemente