molas helicoidas
TCC – Trabalho de conclusão de curso.
INFLUÊNCIA DAS INCLUSÕES NA FADIGA DE MOLAS DE SUSPENSÃO CONFORME
O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE AÇO.
Alunos:
Renan Felipe Vieira de Paula
Matricula: 00610623
Gleison Martins Silva
Matricula: 00412702
Orientadores:
Viliam Sinka (Orientador interno da Univap)
Olivério M. M. Silva (Orientador externo)
AGRADECIMENTOS
- primeiramente a Deus, pelas nossas famílias e amigos que nos momentos mais difíceis do curso nos motivaram a prosseguir.
- a empresa Mubea do Brasil que nos apoiou financeiramente, motivando-nos e disponibilizando tempo para nossas pesquisas e desenvolvimento.
- a todos os professores e funcionários da Univap que contribuíram com a nossa formação acadêmica, e em especial o Prof. Dr. Viliam Sinka.
- ao nosso amigo e orientador externo Prof. Dr. Olivério M. M. Silva do Departamento de Ciências e
Tecnologia Aeroespacial DCTA.
- ao DCTA por ter nos disponibilizado o microscópio eletrônico de varredura (MEV) para obtenção das fotos micrografias e as análises por energia dispersiva de raios X das inclusões.
- ao nosso colega de trabalho John Cook da empresa ITSW dos Estados Unidos, que nos ajudou no trabalho, realizando parte das análises por MEV e EDS das fraturas e inclusões respectivamente.
1
INFLUÊNCIA DAS INCLUSÕES NA FADIGA DE MOLAS DE SUSPENSÃO CONFORME
O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE AÇO.
Renan Felipe Vieira de Paula *
Gleison Martins Silva *
Resumo: O presente trabalho apresenta o estudo realizado em aços SAE 9254 utilizados na fabricação de molas helicoidais de suspensão de automóveis. Os arames de aço foram fornecidos por quatro siderúrgicas diferentes. Os arames recebidos foram processados e transformados em molas que posteriormente foram submetidas aos ensaios de fadiga. As superfícies de fraturas das molas submetidas aos ensaios de fadiga foram examinadas em microscópio eletrônico de varredura (MEV)