Molas Eixos Parafusos
São objetos elásticos flexíveis usados para armazenar energia mecânica, elementos elásticos que proporcionam movimentação dentro do campo de deformação elástica, ou seja, possuem a capacidade de se deformar temporariamente, retornando a sua forma original ao serem retiradas as tensões aplicadas. As molas são feitas de arame geralmente tendo como matéria prima mais utilizada o aço temperado.
Tipos de molas:
Helicoidal: feita enrolando um fio em torno de um cilindro, e cónica: são tipos de molas de torção, porque o fio próprio é torcido quando a mola é comprimida ou esticada.
Lâmina: quando montada em feixes é usada na suspensão traseira de veículos pesados de veículo, apenas uma lâmina interruptores elétricos.
Espiral: usada nos pulsos de disparo e nos galvanômetros.
Torção: alguma mola projetada ser torcido melhor que comprimido ou estendido.
Gás: um volume do gás que é comprimido.
Faixa de borracha: uma mola de tensão onde a energia é armazenada esticando o material.
Belleville: um disco usado geralmente para aplicar a tensão a um parafuso.
Pneumática: As primeiras molas pneumáticas foram desenvolvidas pela FIRESTONE na década de 30. Suspensões a ar com molas FIRESTONE foram apresentadas pela primeira vez em automóveis experimentais em 1935.
Representação de molas em desenho técnico – NBR 11145
EIXOS
São elementos de máquinas utilizados para suportar componentes rotativos e/ou transmitir potência ou movimento rotativo ou axial. Os eixos trabalham em condições extremamente variáveis de carregamento.
Podem ser classificados de duas formas: Eixos: Sua característica principal é que nesta situação, este elemento trabalha fixo. Ex.: eixos não tracionados de veículo ou equipamento (eixo que sustenta a roda de um carrinho de mão).
Eixos-Árvore: Nesta situação, o elemento está em movimento. Ex.: Eixos que compõem a caixa de transmissão de um veículo, ou um eixo de uma serra circular.
NBR 6165 - Temperatura de referência para medições industriais de