Molaridade e Normalidade
Introdução Molaridade ou concentração molar é a razão da quantidade de matéria do soluto (mol) pelo volume de solução (em litros), expressa na unidade mol/L (molar).
Onde É a molaridade, é a quantidade de matéria e é o volume da solução.
Quantidade de matéria ou numero de mols () é a relação entre a massa do soluto () em gramas e a massa molar (MM) da substância em g/mol.
Juntando as duas equações, temos a equação de forma expandida.
A normalidade é uma forma de expressar a concentração de uma solução. Ela indica o numero de quivalentes-grama do soluto em um litro de solução. Esta é calculada através do quociente entre o numero de equivalente-grama (eg)de soluto dissolvido e o volume de solução em litros. O calculo do número de equivalentes-grama (eg) é dado pela formula abaixo, onde eg é o numero de equivalentes-grama e V é o volume em litros.
O calculo do equivalente-grama (eg) é dado pela fórmula abaixo, onde m é a massa e E é o equivalente. eg = m E
Dado a fórmula do equivalente-grama, para calcular o E (equivalente) a fórmula usada é onde E (equivalente) é igual a MM (massa molar) sobre K (carga total positiva OU negativa)
E = MM = Massa Molar K Carga Total
A molaridade e a normalidade são formas de expressar as concentrações das soluções, porém cada uma indica uma relação diferente.
A molaridade é a razão da quantidade de matéria do soluto (mol) pelo volume de solução (em litros), expressa na unidade mol/L (molar).
A normalidade é uma forma de expressar a concentração de uma solução. Ela indica o numero de quivalentes-grama do soluto em um litro de solução.
Materiais Utilizados
Pipeta
Erlenmeyer
Bécker
Bureta
Proveta
Verde de bromocresol
Balão volumétrico
Garras para bureta
Fenolftaleína
HCl
Na2CO3
Pera
Suporte universal
Funil