Mola
Objetivos: Estabelecer a relação entre a força aplicada à uma mola helicoidal (F) e sua deformação elástica (x).
Introdução teórica: A elasticidade é uma propriedade, que determina como um corpo retorna ao seu tamanho e a sua forma original, após ter sido deformado por forças. Se o restabelecimento do corpo, for completo, ou seja, ele voltar exatamente a sua forma original, ele será denominado perfeitamente elástico. É conhecido de Módulo de Elasticidade, a relação entre uma força aplicada e a sua deformação correspondente, este módulo é uma constante do material, onde se limita em um limite de elasticidade.
A lei de Hooke é a lei da física relacionada à elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante da mola ou do corpo que sofrerá deformação.
A lei de Hooke para uma mola, é valida apenas em um certo intervalo de valores das forças aplicadas sobre ela. O fator de proporcionalidade entre a força aplicada e a deformação correspondente é chamado de constante elástica da mola (k).
A constante elástica de uma mola depende dos seguintes fatores: o numero de espiras, o diâmetro interno da espira, o diâmetro do fio utilizado na confecção da mola e a natureza do material.
Para se calcula a lei de Hooke, usa-se a seguinte formula matemática:
K= FX
Ode K = constante elástica da mola; F = força aplicada sobre a mola; X = tamanho final menos o tamanho final da mola.
Materiais e Métodos:
2 Molas;
1 Suporte
1 Régua
8 Pesos de 5 gramas.
Primeiramente a primeira mola foi colocada no suporte, e foi medido o seu tamanho com a régua, logo após, o grupo adicionou o primeiro peso, e mediu novamente o tamanho da mola, depois foi adicionado o segundo peso, e medido o novo tamanho da mola, e assim foi até o oitavo peso.
Resultados