Mol cula
Membrana Plasmática: a membrana celular faz parte de todas as células que estão vivas. É uma fina camada formada por moléculas de lipídeos e proteínas. Essa camada fosfolipídica foi citada pela primeira vez em 1825; porém, ela somente ganhou força com a descoberta de Charles Overton, em 1895. Ele observou a membrana celular e verificou que somente algumas substâncias passavam por ela. Ela é utilizada pela célula para como meio de transporte de substâncias importantes para o seu metabolismo do meio exterior para o interior das células. Elas realizam o transporte inverso ao levar para o exterior da célula as secreções indesejadas. A membrana celular tem a capacidade de controlar o que entra e o que sai da célula. É uma camada tão fina que somente pode ser visualizada com o uso de um microscópio eletrônico. É caracterizada como um fluído bidimensional que possui a capacidade de alterar sua forma.
Parede celular: é uma estrutura extracelular que envolve células, sendo composta por diferentes substâncias dependendo do organismo. É uma estrutura que confere proteção à célula pela sua rigidez. A parede celular é uma estrutura que cobre as células de muitos seres vivos, como plantas, fungos e outros.
Citoplasma: é o espaço intra-celular entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear em seres eucariontes, enquanto nos procariontes corresponde a totalidade da área intra-celular. O citoplasma é preenchido por uma matéria coloidal e semi-flúida denominada citosol, e neste fluido estão suspensos os organelos celulares. Nos eucariontes, em oposição ao protoplasma, o citoplasma não inclui o núcleo celular, cujo interior é formado por nucleoplasma.No geral, o citoplasma é tudo o que compreende a célula menos o núcleo e membrana plasmática.
Mitocôndrias: são as principais organelas celulares. Presentes nas células