moinho de facas
FACULDADE DE ENGENHARIA
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
TECNOLOGIA DE PANIFICAÇÃO E CEREAIS
PROFa. Dra FARAYDE MATTA FAKHOURI
MOINHO DE FACAS E CLASSIFICAÇÂO POR PENEIRAS VIBRATÓRIAS
Ana Clara Fraire
Gabriel Majolo
Janderson Souza Leal
Jessica Louise Verdi
Thomas Ken Konishi
Dourados – MS 2015
1. INTRODUÇÃO
Um moinho é uma instalação destinada à fragmentação ou pulverização de materiais em bruto, especificadamente grãos de trigo ou de outros cereais, por meio de mós. Existe vários tipo de moinhos um deles é o moinho de facas.
Seja em laboratórios de alimentos, em instituições de pesquisa química ou biológica – em toda parte se requerem amostras adequadas para análise na investigação precisa de alimentos. Com os moinhos de facas, contem equipamentos que faz a fragmentação ou até a homogeneização que atendem às necessidades especiais dos laboratórios e de análises. Eles processam substâncias com elevado teor de água, óleo ou gordura com a mesma rapidez e confiabilidade que produtos secos, fibrosos, moles, elásticos e semiduros. (ICTA-UFRGS)
O moinho de facas as partículas são reduzidas, pela combinação de impacto, compressão, abrasão ou atrito, a um tamanho adequado à liberação do material para a próxima operação unitária ou processo de transformação. A moagem é a área da fragmentação que requer maiores investimentos, maior gasto de energia e é considerada uma operação importante para o bom desempenho de uma instalação industrial.
Os principais usos da moagem são:
- Aumento da relação superfície /volume, aumentando, com isso, a eficiência de operações posteriores, como extração, aquecimento, resfriamento, desidratação e outros.
- Uniformidade do tamanho das partículas do produto, auxiliando na homogeneização de produtos em pó ou na solubilização dos mesmos. (FURLAN)
A classificação e o peneiramento têm como objetivo comum, a separação de um material em duas ou mais frações, com partículas de tamanhos distintos. No