modulo
2013/2014
Índice
Introdução
Alimentação saudável :
- Principais Regras alimentares
- A nova roda dos alimentos
- Calculo do peso ideal e Índice Massa Corporal
Constituintes Alimentares
- Identificação e função dos nutrientes
- Aditivos alimentares
- Produtos transformados
Análise alimentar
- Análise e interpretação de rótulos de alimentos e bebidas
-Calculo calórico e nutricional dos alimentos
Introdução
Este trabalho visa expor detalhadamente conceitos de Alimentação racional bem como outros temas adjacentes a Alimentação Racional de modo a promover boas praticas alimentares bem como conhecimento relacionado com a constituição nutricional dos alimentos.
Alimentação Racional
A alimentação racional baseia-se em alguns princípios básicos que, respeitados, contribuem para um bom estado geral, físico e psicológico, bem como para um menor custo desta incontornável necessidade humana. As regras são:
Equilíbrio na qualidade e na quantidade
Variedade
Exequibilidade
Número de refeições adequadas e cumprimento de horários
Compreensão das exceções
Equilíbrio na qualidade e na quantidade - deve consumir-se mais frutas e vegetais, cereais e seus derivados, tubérculos e outros produtos hortícolas; de seguida leite e seus derivados; depois ovos, peixe, moluscos, crustáceos e carne; e finalmente azeite, manteiga, óleo...O ideal é que cada refeição tenha um representante de cada grupo da Roda dos alimentos e na devida proporção.
Variedade - A necessidade de nos alimentarmos é primária; não podemos evitá-la e o melhor é fazermos desta necessidade um prazer. Como não há prazer que resista à monotonia, há que variar o mais possível de alimentos dentro