Modulo 2: habilidades decisorias
Decisão: o ato de decidir
Decisões administrativas rotineiras são decisões simples e manejáveis para facilitar as decisões de seu cotidiano.
Decisões administrativas estratégicas são mais difíceis, referem a problemas complexos, envolvem mais informações e pessoas e geram mais impacto na comunidade, pois atraem maior atenção e expectativa das pessoas.
Escolhas estratégicas são mais abrangentes: procuram alterar as relações da organização com a sociedade ou mercado, portanto, com alta dificuldade, com consciência de riscos e incertezas.
Em todas as decisões administrativas, pequenas ou mais significativas, espera-se que haja razões para a escolha. A razão é a parte da causa para a decisão, existem métodos para justificar escolhas sendo eles:
* Intenções estratégicas: com base nos sonhos e motivações pessoais para agir. * Valores: baseada em idealizações, utopias, crenças e princípios morais. * Percepções sobre o contexto: sinalizações externas ou imposições ambientais.
Dirigentes procuram ser mais racionais e coerentes em suas opções, saber melhor porque e como decidir. As razões explicam, mas são insuficientes para justificar escolhas:
* Percepção de uma situação problemática: algum evento que se torna preocupação e gera expectativa de alguma interferência. * Objetivos: fins a serem atingidos; * Opções: há duvidas, perspectivas diferentes; * Possibilidade de escolha: existe liberdade de opção; * Complexidade: muitas informações incompletas, com impactos diversos; * Incerteza: existe duvida e impactos potencialmente diversos; * Risco: conhecem-se apenas algumas probabilidades; * Ambiguidade: muitas dimensões e pouca clareza; * Processo coletivo: muitos funcionários envolvidos na coleta e análise de dados; * Múltiplos stakeholders: muitas pessoas