modulo 11
Grupo1
1 O Poema de Fernando Pessoa intitulado de “o mostrengo” Revela os medos dos portugueses nos descobrimentos bem como os perigos que podiam acontecer; é Referido o nome do rei João II pois é aquele que representa a vontade do povo bem como a sua força para continuar por mares nunca antes navegados.
2 A figura “mostrengo” é apresentada como sendo mostrengo? Apresenta-se também como bruto e ameaçador “Imundo e posso”.
3 Na 1ª estrofe as atitudes do “homem do leme” mostram-se receosos “disse, tremendo”; na 2ª estrofe, já no meio da conversa, revelam-se pouco receosos pois só tremeu antes de responder. Por último, após tremer 3vezes assumi-o total controlo e respondeu com toda a convicção “Sou um povo que quer o mar que é teu”
4 Ambas as figuras são simbólicas pois cada uma representa outros significados, os verdadeiros significados. “O Mostrengo” representa os perigos e obstáculos dos homens do leme” Representa a vontade e o patriotismo do povo.
5 O número três exprime uma carta espiritualidade com Deus, Revela uma união entre o céu e a terra.
6 O Poema é constituído por três estrofes, cada uma com nove versos – nona; existe alternância entre rimas ricas e rimas pobres. As rimas são emperlhadas em “a”, cruzadas em “c” e “d” e verso solto em “b” – aa b aa cd c d.
Grupo II
1 -“O mostrengo que está no fim do mar” -> Oração subordinada
- “Na noite de erguer-se a voar” -> Oração subordinante
Grupo III
O Adamastor e o mostrengo, embora associados à representação do denominado Cabo das Tormentas, são personificações do medo e do receio que os navegadores revelavam ao enfrentar o desconhecido e o nunca antes navegado. Simbolizam também as histórias fantásticas relacionadas com seres monstruosos que habitavam os mares e que destruíam todos aqueles que tivessem a ousadia de entrar nos seus domínios, histórias essas em que os navegadores da época acreditavam.
O monstro representa ainda o guardião, que se