Modulação QDPSK
Fundamentos de Comunicação
Trabalho Prático – Modulação por chaveamento de fase em quadratura diferencial (QDPSK)
ĺNDICE
Introdução
Modulação é o processo na qual a informação é adicionada a ondas eletromagnéticas. É assim que qualquer tipo de informação, até a voz humana ou transação de dados numa aplicação interativa é transmitida numa onda eletromagnética. O transmissor adiciona a informação numa onda básica de tal forma que poderá ser recuperada na outra parte através de um processo reverso chamado demodulação.
Um processo de modulação consiste em modificar o formato da informação elétrica com o objetivo de transmiti-la com a menor potência possível, com a menor distorção possível, facilidade de recuperação da informação original e ao menor custo possível.
Nas modernas redes de telecomunicação, a informação é transmitida, transformando em uma das duas características da onda: a amplitude e a freqüência.
Modulação em Amplitude - AM (Amplitude Modulation) - usa o sistema de chaveamento de amplitude ASK (Amplitude Shift Keying). É usada na comunicação de voz, na maioria das transmissões de LAN’s, mas pouco indicada para WLAN porque é muito sensível ao ruído.
Modulação por freqüência - FM (Frequency Modulation) - usa o chaveamento de freqüência FSK (Frequency Shift Keying).
Pela modulação caracterizamos a forma de apresentar a informação que se transforma em tráfego. Podemos ter modulação analógica e digital:
Modulação analógica: Também classificada como modulação de onda continua (CW), na qual a portadora é uma onda consenoidal e o sinal modulante e um sinal analógico ou continuo;
Modulação digital: Também denominada modulação discreta ou codificada. Utilizada em casos que se está interessado em transmitir uma forma de onda ou mensagem que faz parte de um conjunto finito de valores discretos representando um código.
Existem três tipos básicos de modulação: ASK - Modulação em amplitude