MODU LO 1
Existem os costumes, existe a moral e existem outras normas que nos obrigam a guardar os limites eu a cultura humana nos impõe.
Behaviorismo= basicamente um comportamento respondente, ou operante. O respondente é aquela atitude ou reação que ja tinha um estimulo que provoca o comportamento. O operante é diferentemente! é um ato ou comportamento que provoca efeitos diferentes sobre o mundo em redor.
Há, para os behavioristas, portanto, a possibilidade de uma modificação do comportamento pela modificação cognitiva.
Para Lev que viveu na revolução russa durante o seculo XX, a cultura que nos permite contruirmos nossos instrumentos de satisfação e nossa realidade, também é construida a partir da da linguagem,é, portanto cultural. os animais nao tem vida social e cultura pq nao vivem em sociedade e nao falam! Consciencia e comportamento são intimidamente ligados e importantes na historia que esta em constante transformações. assim as mudanças que cadar um pode sofrer ou provocar dependem de suas condições de vida.
Há uma diferença, por exemplo, se vivemos numa comunidade abastada ou não. As condições sociais são diferentes e, portanto, também nossas condições culturais. A transformação dessas condições depende de categorias que para a psicologia sócio histórica são fundamentais:
ATIVIDADE: o ser humano trnasforma o mundo transformando o mundo transforma a sí mesmo.
CONSCIENCIA: representa a reflexao que o ser humano faz sobre a vida enquanto á transforma.
IDENTIDADE: a consciencia das acçoes, relações os julgamnetos sobre si
RELAÇÕES SOCIAIS: como foi dito em cima, somos afetados pelas relaões sociais, seus simbolos e sua imagem contribuem para a formaçõa da nossa consciencia inconsciente" primeira tópica! Freud descobre que O