Modo de Produção
A sociedade feudal era constituída pelos senhores e pelos servos. Os servos não eram escravos de seus senhores, pois não era propriedade deles. Eles apenas os serviam em troca de casa, comida e segurança. Trabalhavam um pouco para o seu senhor e outro pouco para eles mesmos. Num determinado momento, as relações feudais começaram a dificultar o desenvolvimento das forças produtivas. Como a exploração sobre os servos no campo aumentava, o rendimento da agricultura era cada vez mais baixo.
Cena I
(Estão reunidos o Papa e o Rei, discutindo a forma de como os servos estão trabalhando)
P: Bem, nós precisamos deles, sim... Tenho de concordar, eles dão a Igreja 10% como dízimo, mas eles precisam dar mais. Eles não conseguem produzir mais, a campos parados, eles precisam plantar, eles precisam colher.
R: Andei pensando e acho em aumentar a quantidade que eles devem nos dar no que eles conseguem com o manso servil, metade-metade.
P: Isto mesmo, eles já não estão trabalhando tudo aquilo no manso senhorial, e tudo isso é pela proteção deles aqui dentro, eles nos devem isto.
R: Certo, quanto a isso, eu trato de mandar meu cavalheiro dar o decreto...
P: E eu, me encarrego de conversar com os padres, caso eles resolvam se alarmar.
O Feudo era comandado pelo Senhor Feudal, muitas vezes considerado um Rei, e apoiado pelos cavalheiros. Por mais que o Rei fosse à imagem principal de poder, as pessoas que estava intensamente ligada ao Rei e que de certa forma comandava os aspectos espirituais e temporais do feudo eram a Igreja, o Papa e os Bispos, alto clero, com uma ligação direta com o Rei, e os padres, baixo clero, junto aos servos.
Cena II
(Os servos estão no manso senhorial, enquanto o cavalheiro chega para anunciar o decreto)
C: Venho através deste, anunciar, em nome do Rei Pepino, que a partir de hoje, tudo o que se produzir, será dividido igualmente, metade para vocês e metade para o Rei.
S: Mas, já não basta a quantidade que nós