Modo de produção
Desenvolvido:
Na pré-história.
Característica:
Primeiros grupos humanos que viveram na terra, embora ainda exista em comunidades isoladas (ex: algumas tribos indígenas isoladas na Amazônia, na África, etc.). Caracterizou-se também porque na pré – história, o homem ainda não produzia seu próprio alimento, eram nômades, caçavam, pescavam e colhiam e dividiam os alimentos entre suas tribos.
Modos de Produção:
As comunidades trabalhavam unidas (todos trabalham em prol de todos).
Meios de Produção:
Ferramentas, utensílios, ou armas. Os frutos do trabalho são repartidos entre todos.
Base da economia:
Agricultura.
Estados:
Não existiu a figura de Estados: este só surgiu quando a sociedade cresceu e as atividades diversificaram-se, dando inicio a civilização.
MODO DE ASIÁTICO OU SOCIEDADES HIDRÁULICAS.
Desenvolvido:
Na Idade Antiga (antiguidade), que teria início em 2500 A.C.
Característica:
Esse de sociedade tem o tipo de poder denominado despotismo oriental, que caracterizou-se pela formação de grandes comunidades agrícolas. As terras pertenciam ao Estado, cujo tipo de governo era geralmente teocracia. Eles controlavam a sociedade, em sua maioria analfabeta e ignara. A servidão coletiva era o
Modo de pagamento para o rei ou faraó pelo uso de terras. Esse modo de produção chegará ao fim devido às revoltas do povo contra a exploração promovida pela elite
Modos de Produção:
Tomando como exemplo o Egito no tempo dos Faraós, vamos notar que a parte produtiva da cidade era composta pelos escravos, que era forçados, e pelos camponeses, que também era forçados a entregar o Estado o que produzia. A maior parcela prejudicando mais o meio de produção Asiático.
Meios de Produção:
Nos períodos de Safras, os trabalhadores (servos e escravos) eram deslocados para as construções de obras públicas (canais de irrigação , diques, templos , túmulos, etc)