Modernismo
O Realismo e o Impressionismo
Um novo olhar sobre o real
Realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao Romantismo.
O Neoclassismo e Romantismo tinha movimentos bastantes diferentes ambos estavam ligados a arte elistica ligados a mitologia, a religião entre outras.
As primeiras crises já se tinha começado a sentir na industria, começa haver um movimento operário começou a haver a voz do operário ou seja existindo as primeiras manifestações, greves.
Em todos os países a situação também se viria agravar por estes novas revoluções. A imprensa estava em expação, contava a atualidades nas suas páginas cada vez a mais gente. Os transportes também estavam em progresso contribuindo para a laicização do pensamento e das mentalidades.
A população ganhava uma realidade objetiva, estes factos refletiram-se na arte determinando uma das características do Renascimento.
Naturalismo e Realismo
O interesse dos artistas pela realidade visível manifestou-se em frança, que mais tarde viria a ter o nome de Escola de Barbizon que foi um grupo de pintores que se cansou da agitação urbana e foi para a floresta procurando pintar a natureza e sendo assim criada a pintura de atlieres.
Este foi um iniciador do naturalismo que é a representação do real como paisagens , cenas do quotidiano e retrato. Os representantes do Naturalismo destacou-se Camille Carot, Jonkind e Boudin.
Também influenciado pela escola nasceu outra arte o Realismo, esta teve associada a sociedade e politica que marcou a arte francesa, pois esta passou por crises, manifestações e revolução de 1848.
A pitura Naturalista fez com que os artistas chegasse a usar a fotografia para pintar a realidade pois esta tinha uma maior captação. Os temas eram o social, retiradas do quotidiano das pessoas em que estas eram anonimas
As técnicas eram anatomia, as proporções e os volumes e