Modernismo
1ª geração 1922 a 1930.
2ª geração 1930 a 1945
3ª geração 1945 a ?
Breve contexto histórico
A geração de 45 é, então, "passadista", acadêmica, inexpressiva em termos de grandes autores e obras, apesar de abordar temas contemporâneos.
O momento histórico era o fim da Era Vargas, altos e baixos do Populismo, Ditadura e a Guerra Fria no contexto internacional. O ano de 1945 é a marca do fim da Segunda Guerra Mundial e do fim da Ditadura de Getúlio Vargas no Brasil. A partir desse ano, o mundo inicia a Guerra Fria e o Brasil um processo de democratização política.
Estilo - características gerais
1° Abordagem penetrante dos problemas gerados pela tensão existente entre os indivíduos e o contexto social em que vivem. 2° Abordagem realizada de forma direta, numa linguagem objetiva e forte, conduzindo o leitor à reflexão das misérias do quotidiano e aos mecanismos de opressão do mundo contemporâneo. 3º Uso do realismo fantástico (funde o universo mágico à realidade, mostrando elementos irreais ou estranhos como algo habitual e corriqueiro), que expressa uma visão crítica das relações humanas e sociais por meio de narrativas que transfiguram a realidade, 4º Referência ao regionalismo: a intenção de representar a realidade do interior do país, com seus tipos humanos e problemas sociais
Apresentam como traço comum a busca de um maior rigor na elaboração poética. Devido a essa preocupação, foram chamados de "neoparnasianos" por seus opositores.
Ainda que retomem certos princípios característicos do Parnasianismo, e mesmo do Simbolismo, A Geração de 45 é diferente dos parnasianos, pois os parnasianos consideravam a arte poética como um trabalho artesanal, enquanto que a Geração de 45 a consideravam uma