Modernismo e pós- modernidade
A pós- modernidade se apresenta na verdade carregada de ambiguidades, época das incertezas, das fragmentações e das desconstruções.
A modernidade está ligada a uma determinada concepção de tempo e de história. As origens de tais ideias são identificadas na filosofia cristã medieval onde o cristianismo promoveu os fatos da vida e da história, sob todo os aspectos eram considerados de acordo com ideais religiosos, tudo se pautava e se explicavam pela vontade de Deus. Onde neste processo o destino fugia do controle racional dependendo exclusivamente do plano sublime, ou seja, de Deus.
Uma característica da modernidade é o cristianismo apresentando na história o fato do advento do filho de Deus Jesus Cristo ter sido enviado por vontade de Deus para salvar a humanidade e quanto ao futuro voltaria para buscar o seu “povo”, segundo os estudos escatológicos, ou seja a religião e a tradição sustentava este campo na Idade Média.
O pensamento Renascença foi o elemento que permitiu a passagem do mundo medieval ao Moderno. Ele evidencia a progressiva substituição do Teocentrismo pelo ponto de vista humano. A Renascença foi um momento de renascimento de idéias onde critica a modernidade recuperando os costumes do mundo clássicos onde trouxe novas formas de pensar, rompendo com a estagnação sob visão de novos