Modernismo Portugues
MODERNISMO PORTUGUÊS
BRUNO OLIVEIRA
EVERTON DAVID
3º ANO 2
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
PROFESSORA: IRACILDE R. DA ROCHA
JOINVILLE, 19 DE AGOSTO DE 2014
Introdução
O modernismo português se iniciou no período compreendido entre as duas grandes guerras no século passado, a revista A Águia que tinha o objetivo de ressuscitar a pátria portuguesa, esse período ficou conhecido como saudosismo, vários autores participaram desse momento de transição, o mais aclamado e conhecido foi Fernando Pessoa que tinha um estilo de escrita conforme o heterônimo presente no momento, cada qual com características e uma história diferente. Teve diversas fases com o contexto histórico diferente entre eles e cada qual com características literárias distinta das outras.
Dados Históricos
As primeiras manifestações modernistas começaram a surgir no período compreendido entre as duas guerras mundiais, período marcado por profundas transformações político-sociais em toda a Europa, não só em Portugal.
O marco inicial do Modernismo português é lançamento do primeiro número da
Revista Orpheu em 1915, que inspirada pelos movimentos da Vanguarda Europeia, desejava romper com o convencionalismo, com as idealizações românticas, chocando a sociedade da época.
Vários artistas participaram da elaboração da revista, entre eles destacaramse: Fernando Pessoa e seus heterônimos, Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros.
Os escritores do Orfismo, como ficaram conhecidos, queriam imprimir à literatura portuguesa as inovações europeias.
O modernismo português é muitas vezes dividido em dois, três ou até quatro momentos, o primeiro e o segundo não há dúvidas de que é o Orphismo e
Presencismo, quanto as outras duas é chamada de Neorrealismo e Surrealismo.
Logo no primeiro número, publicado em Abril de 1915, os orfistas conseguiram criar o ambiente de escândalo desejado, graças a críticas violentas, que podem ser