Modernismo No Brasil
Disciplina: Português Professora: Edjane Alunos: Eduardo Nº 12 Jailton Nº 18 Lídia Nº 23 Maria José Nº 28
Período: 3º ” A” Noturno Curso: Ensino Médio
“Uma Nova Arte Brasileira”
O MODERNISMO BRASILEIRO
Durante todos os séculos houve diversas formas de manifestação artística e literária, a maioria delas tinha como objetivo retratar a época que estava sendo vivida, expor os problemas sociais, e todas seguiam padrões.
No século XX, chega ao Brasil uma nova vertente, que pretendia quebrar todos os padrões já impostos na arte e na literatura, os padrões europeus, chegava ao país um movimento que queria o nacionalismo e a liberdade de expressão. Esse movimento se opunha totalmente à influência que a cultura europeia exercia sobre a cultura brasileira.
Seu início foi no ano de 1922, quando ocorreu a semana de arte moderna, considerada o marco inicial do movimento. A semana de arte, foi realizada no Teatro Municipal de São Paulo, entre os dias 11 a 18 de fevereiro. A exposição de Anita Mafaltti, fez com que a mesma se tornasse um ícone do movimento, porém não foi muito apreciada pelo público da época.
Apesar do movimento ter sido bastante divulgado e reconhecido no país, não se tornou algo comum a todos, pois sempre existiam divergências, então grupos se dividiram entre revistas e manifestos. Dentre estes, vamos citar os de maior repercussão, como a revista Klaxon e o manifesto da poesia pau-brasil.
Klaxon
Foi a primeira revista do movimento modernista, lançada pelo grupo que organizou a semana de arte, circulou de maio de 1922 a janeiro de 1923. Seu principal objetivo era mostrar a todos o que o movimento queria propor. Principais