Modernismo no brasil
Modernismo
no Brasil
O Brasil e o mundo viveram profundas crises nas décadas de 1930 e 40, nesse momento o romance brasileiro se destaca, pois se coloca a serviço da análise crítica da realidade.
O quadro social, econômico e político que se verificava no Brasil e no mundo no início da década de 1930 – o nazifascismo, a crise da Bolsa de Nova Iorque, a crise cafeeira, o combate ao socialismo – exigia dos artistas uma nova postura diante da realidade, nova posição ideológica.
Na prosa, foi evidente o interesse por temas nacionais, uma linguagem mais brasileira, com um enfoque mais direto dos fatos marcados pelo Realismo – Naturalismo do século XIX.
O romance focou o regionalismo, principalmente o nordestino, onde problemas como a seca, a migração, os problemas do trabalhador rural, a miséria, a ignorância foram ressaltados.
Além do regionalismo, destacaram-se também outras temáticas, surgiu o romance urbano e psicológico, o romance poético-metafísico e a narrativa surrealista.
Caracteristicas O modernismo foi caracterizada, no campo da poesia, pelo amadurecimento e pela ampliação das conquistas dos primeiros modernista nos anos de 1930 a 1945 a poesia modernista se consolida e alarga seus horizontes temáticos: Houve ainda a retomada de elementos simbolistas, principalmente pelo grupo de poetas que se agrupou em torno da revista carioca Festa
O alargamento do campo temático ocorreu pela abrangência de novos enfoques: como se verá a seguir:Amadurecimento e solidificação dapoesia modernista.-Mistura do verso livre com formastradicionais de compor poemas.-Mistura da temática cotidiana comtemática histórico-social.-Revalorização da poesia simbolista.
Os modernistas afirmam libertação em setores como:-Vocabulário-Sintaxe-Escolha dos termos-A própria maneira de ver o mundo-Pregaram a rejeição dos padrões portugueses,-Valorização diferente do léxico-Desejo de ser atuais-Exprimir a vida diária-Dar estado de literatura aos fatos dacivilização