Modernidade E Confltos Ubanos
7635 palavras
31 páginas
Modernização é um conceito no âmbito das ciências sociais que refere-se ao processo pelo qual uma sociedade, através da industrialização, urbanização e outras mudanças sociais torna-se moderna em aparência ou comportamento, transformando completamente a vida dos indivíduos que a constituem.1A modernização social sofre grande influência da modernização econômica. A industrialização, por exemplo, altera profundamente a distribuição demográfica das populações. A mecanização da agricultura é um dos fatores que acarretam êxodo de mão-de-obra excedente para a zona urbana. Além disso, o crescimento da oferta de emprego gerado pela expansão da indústria acaba atraindo mais pessoas (que antes viviam no campo) para as cidades.
Os empregos gerados pela indústria e pelo comércio nas zonas urbanas dão origem à necessidade de mão-de-obra especializada. Neste aspecto, a exigência de alfabetização aparece como primeiro requisito para aquisição de conhecimentos profissionais. A alfabetização pode ser considerada o processo primário de instrução dos indivíduos.
A alfabetização em larga escala através da oferta de escolarização pública estimulará o surgimento dos meios de comunicação de massa, cujo exemplo mais importante é a imprensa. Embora tenha surgido devido às necessidades de profissionalização, a alfabetização também aparece como exigência do processo de socialização, que é o meio pelo qual os indivíduos assimilam novos valores sociais. Com o passar dos anos, a alfabetização ganhará status social e passará a ser considerada um valor cultural e um direito do cidadão.
Mobilidade social
Outro fenômeno importante constitutivo do processo de modernização social (e que também é diretamente influenciado pela modernização econômica) é a estratificação social, que pode ser entendida como uma mudança nos padrões de mobilidade social (horizontal e vertical).
A mobilidade social de caráter horizontal está relacionada com o aumento do deslocamento geográfico dos indivíduos, reflexo