modern museum
Arquiteto: Tadao Ando
Localização: Fort Worth, Texas, Estados Unidos
Paisagismo: SWA Group
Engenharia Estrutural: Thornton-Tomasetti/Ellisor-Tanner
Área do Projeto: 14.000m2
Área Construída: 5.000m2
Valor da Obra: 65 milhões de dólares
Ano de conclusão: 1997-2002
O Museu de Arte Moderna de Forth Worth exemplifica o trabalho de Tadao Ando através de sua geometria simples, o modo como interage com o meio ambiente e pela simplicidade dos materiais escolhidos para sua execução: concreto, aço, alumínio, vidro e granito (imagens 1,2 e 3). O espelho d’água é uma parte muito importante do projeto, pois transmite a sensação de que museu está flutuando sobre a água, refletindo toda a lateral do museu, criando, juntamente com as paredes de vidro, uma sensação de perspectiva como se o espaço interno do museu não estivesse contido (imagens 4 e 5). Através de seu design puro, o museu possui presença marcante em sua localização.
A luz, como na maioria de seus projetos, é um elemento chave. As colunas em formato de Y ajudam na captura da luz natural, e também na captura da luz externa à noite, auxiliando assim como a água e o vidro, na sensação espacial (imagens 6 e 7).
O terreno que abriga o museu possui área de 14.000 m2, porém somente 5.000m2 de área construída, sendo a maior parte pertencente à galeria onde estão mais de 2.600 obras significativas de arte moderna e contemporânea. O museu também possui funções de serviço ao longo do eixo leste-oeste onde a entrada principal esta centralizada (imagem 8). O balcão de informações, livraria e loja de presentes estão localizados a oeste da entrada. No lado leste está localizado o auditório com 250 lugares e um café/restaurante com um terraço onde é possível jantar ao ar livre. No nível superior está a área administrativa, sala de conferencias e um centro educacional com 520 m2 que inclui três salas de aula para atividades artísticas e palestras.
Fonte: Arch Daily