modeo racional
Modulo 2
Tecnologias de informação e comunicação
Modelo Relacional
Ano Letivo:2013/2014
Grupo: Tiago Costa nº26
Tiago Teles nº27 Modelo Relacional de Dados é?
Uma base de dados relacional permite, para além da “simples” organização da informação, a criação de relações entre os grupos de informação distintos.
Um Modelo Relacional modela os dados num conjunto de relações, que são constituídas por um conjunto de atributos que definem as propriedades relevantes da entidade que representam. Cada tuplo (linha ou registo) da relação caracteriza um elemento único.
Entidade: é um objecto que existe e é distinguível de outros objectos, tem algum significado, e sobre o qual é necessário guardar informação. Conjunto de entidades é um grupo de entidades do mesmo tipo.
Relacionamento: é uma associação entre várias entidades e representa a maneira como essas entidades podem estar logicamente relacionadas.
Atributo: é uma função que mapeia um conjunto de entidades num domínio, e identifica , qualifica e descreve esse conjunto de entidades. Uma entidade é representada por um conjunto de atributos.
Domínio: é o conjunto de valores possíveis de um atributo.
Chave: é um atributo (simples ou composto) que identifica univocamente uma entidade num conjunto. No limite, a associação de todos os atributos de uma entidade constituem a chave. Tem a propriedade de, em qualquer instante, não existirem instâncias que contenham o mesmo valor para esse atributo.
Chave Primária: é a chave seleccionada para identificar cada *tuplo (linha).
Chave Estrangeira: é um atributo ou conjunto de atributos de uma relação, que é chave primária noutra relação.
Existem várias tabelas com dados, armazenadas num mesmo ficheiro. Embora, individualmente, esse grupo de informação tenham um objectivo específico, a construção de uma relação entre eles irá proporcionar ao utilizador uma maior compreensão dos dados.
As bases de