modem
Outros aspectos importantes são:
- Utilizam como suporte de transmissão apenas par de fios, portanto não utilizam canal de rádio, multiplex etc.
- Devido as características dos sinais dos modems banda base, seu custo é muito menor que os modems analógicos.
- Não são padronizados pelo ITU, possuindo diversos tipos de codificação, de acordo com o fabricante.Estes modens só podem ser utilizados em distâncias curtas (poucos quilômetros) e em linhas de boa qualidade, sem pupinização e/ou dispositivos eletrônicos (também chamadas de linhas tipo B). Isto se deve ao fato de que a faixa de freqüência disponível nos meios de transmissão geralmente é limitada, fazendo com que o sinal sofra bastante distorção ao se propagar pelo meio.
LPCD Tipo B (Banda Base)
Este tipo de linha possibilita a transmissão de sinais de dados em banda base, consistindo de par físico sem pupinização e sem qualquer dispositivo eletrônico (por exemplo, extensor de enlace, repetidor de voz, etc).
Uma LPCD (Linha Privativa de Comunicação de Dados) depende da velocidade de transmissão do circuito. Sendo seus valores e parâmetros definidos pela Prática Telebrás No. 225-540-713.
Os valores limites e parâmetros de transmissão estabelecidos para este tipo de LPCD dependem dos limites de alcance especificados para os modens digitais. Existe um valor de alcance associado a cada uma das velocidades de transmissão (em bits/s) em que o modem pode operar. Na prática, o alcance é um comprimento de cabo para o qual a curva de atenuação de um par físico é tal que ainda pode ser compensada pelo equalizador do modem para uma determinada velocidade de transmissão.
Como os valores limites dependem da velocidade transmissão, deve-se sempre mencionar a velocidade a que se destina a linha tipo B.
A principal vantagem dos modens digitais é que, devido ao fato destes realizarem apenas a codificação do